O nome da cidade homenageia o coronel Mario Andreazza, ministro dos Transportes nas gestões dos presidentes Costa e Silva e Médici, e do Interior no governo de João Figueiredo, quando aliás se deu a transformação de Rondônia, então Território Federal, em Estado. O Município de Ministro Andreazza tem sua história vinculada à expansão da fronteira agrícola Nacional, decorrente da convergência de fluxo imigratório para o Estado de Rondônia.
É um Município que se encontra a 35 km distante da Rodovia BR 364. A Lei de Nº 372 de 13 de fevereiro de 1992, cria o Município de Ministro Andreazza, desmembrando do Município de Cacoal. Sendo que esta ficou como feriado municipal através do projeto de Lei Nº 005/93. Deu-se o início o desbravamento em 1975, os migrantes vindos de vários Estados Brasileiros para colonizar as terras férteis de nossa região, ainda pertencendo ao município de Cacoal à 37 km da BR 364 surgiu-se a ideia de iniciar um povoado dando-se o 1º nome de Vila Formasa e logo passa a ser denominada Nuar de Nova Brasília, assim construindo uma escola estadual de 1º grau, uma de trânsito, o Escritório de EMATER e 5 casas construídas, educação e saúde, agricultura, administração e também um prédio que funcionava com posto de saúde. Todas essas obras foram construídas com recursos do POLONOROESTE na gestão do ex governador Jorge Teixeira de Oliveira.
Com o seu grande desenvolvimento passou a ser distrito de Cacoal na gestão do ex prefeito Josino de Brito. Ainda como distrito de Ministro Andreaza, com a condição de chefe do poder executivo municipal, o empresário Mauro de Carvalho, pioneiro de 1973, bem sucedido comerciante local.
Tendo na sede do município estabelecimentos comercias e indústrias em fase de grande desenvolvimento. De natureza essencial agrícola, destacando-se como grande produtor de café, feijão, arroz, algodão, cacau e outras culturas tropicais. Contendo também grande rebanho bovino como destaque.
O Poder Legislativo do Município de Ministro Andreazza foi instalado no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse dos primeiros vereadores.
Os primeiros vereadores do município de Ministro Andreazza foram eleitos nas eleições realizadas no dia 4 de outubro de 1992.
A Câmara Municipal de Ministro Andreazza é composta por nove vereadores. Os atuais vereadores da quinta Legislatura, 2009/2012, foram eleitos em 5 de outubro de 2008 e foram empossados no cargo dia 1º de janeiro de 2009, seus mandatos terminarão dia 31 de dezembro de 2012.
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Ministro Andreazza são realizadas todas as segundas-feiras as 09:00 horas
Atendimento
Rua Espírito Santo nº 5501, Ministro Andreazza RO – CEP. 78.919-000
Fone: 69 3448-2213, E-mail : atendimento@ministroandreazza.ro.leg.br
Expediente : De segunda-feira a sexta-feira – das 7:00 ás 13:00
2024 © Portal Oficial da Câmara Municipal de Ministro Andreazza- Rondônia